Prémios Quinas de Ouro

Cristiano Ronaldo, que conquistou recentemente a terceira Bola de Ouro da carreira, foi eleito o melhor jogador do século no Centenário da Federação Portuguesa de Futebol, numa cerimónia que se realizou no Casino Estoril. Luís Figo e Eusébio eram os outros nomeados para o galardão.

Além do madeirense formado no Clube, o Sporting teve outros antigos e actuais atletas distinguidos na cerimónia. Assim, Madjer recebeu a Quina de Ouro de melhor jogador de futebol de praia (prémio para o qual estavam também nomeados Belchior e Alan) e o também Bola de Ouro Luís Figo foi contemplado com a Quina de Honra de jogador.

A nível de equipas, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e Paulo Futre integraram o melhor onze do Centenário, distinção que repetiram no melhor onze contemporâneo (1969-2014). No melhor onze histórico (1922-1969), destaque para as presenças de Hilário, Travassos e Peyroteo, o maior goleador de sempre da história do futebol português.

Em paralelo, e na distinção para melhor Selecção, o conjunto que esteve presente no Mundial de 1966 bateu a Selecção do Campeonato da Europa de 2004 e as equipas nacionais que se sagraram campeãs do Mundo de Sub-20 em 1989 e 1991. O Sporting tinha oito jogadores na equipa que terminou a prova em Inglaterra no 3.º lugar: Carvalho, Alexandre Baptista, José Carlos, Hilário, Morais, Peres, Figueiredo e João Lourenço.

voltar a notícias

empresas parceiras